Atualizado em 03/01/2026.
Os tapetes de crochê são clássicos da decoração brasileira, mas isso não significa que precisem ser antiquados. Com a liberdade de criar peças com as cores que você quiser, é possível adaptar essa arte milenar para qualquer estilo, do industrial ao romântico. O segredo está em entender como as cores interagem e como a geometria dos pontos pode ampliar ou acolher um ambiente.
Um tapete bem feito muda a acústica e a temperatura visual de um cômodo. Nesta matéria, vamos focar em como você pode fugir dos barbantes crus tradicionais e ousar com tapetes de crochê vibrantes, geométricos ou em degradê, garantindo durabilidade e segurança para a casa.
Como evitar que tapetes e passadeiras escorreguem no piso?
Segurança é primordial, especialmente em áreas de circulação. Tapetes de crochê podem ser escorregadios em pisos de porcelanato ou madeira. Para resolver isso sem perder a beleza, a aplicação de resina antiderrapante na parte inferior da peça é a solução mais profissional.
Existem produtos líquidos específicos para tapetes que, após secos, criam uma película emborrachada invisível. Outra opção é costurar telas antiderrapantes de PVC nas bordas e no centro do avesso. Isso garante que seus tapetes de crochê fiquem fixos no lugar, evitando acidentes e mantendo a peça sempre esticada e bonita.
Como montar paletas de cores harmônicas usando sobras de fios?
A beleza dos tapetes de crochê muitas vezes nasce da necessidade de usar o que temos. O estilo scrappy (feito de sobras) está super em alta na decoração sustentável. Para não ficar com cara de bagunça, use o círculo cromático: misture tons análogos (vizinhos no círculo, como azul e verde) para um visual calmo, ou complementares (opostos, como roxo e amarelo) para impacto.
Outra técnica é usar uma “cor de união”: escolha um tom neutro (como cinza ou cru) para fazer as últimas carreiras ou a união dos motivos coloridos. Isso “acalma” o visual e integra as diversas cores dos seus tapetes de crochê, criando uma peça coesa e cheia de personalidade.
Como corrigir um tapete que ficou ondulando sem ter que desmanchar tudo?
É o pesadelo de qualquer crocheteira: o tapete começa a fazer ondas (babados). Isso geralmente indica excesso de pontos.
Lavagem e manutenção de cores vibrantes
Para que seus tapetes de crochê coloridos não manchem na primeira lavagem, é crucial fazer o teste de firmeza da cor do fio antes de começar. Se o fio soltar tinta, use fixadores de cor ou lave a peça com sal e vinagre na primeira vez.
Instrua sempre a lavagem em modo delicado, preferencialmente dentro de sacos de proteção, e a secagem à sombra. O sol direto pode desbotar as cores vibrantes que você escolheu com tanto carinho, deixando o tapete com aspecto envelhecido precocemente.
Tapetes de crochê com gráficos: Cores e formas para o seu chão
Veja abaixo nossa seleção de inspirações. Trouxemos tapetes de crochê geométricos, modelos russos complexos e passadeiras coloridas que transformam corredores.
Observe como a troca de cores em carreiras específicas cria efeitos de profundidade e ilusão de ótica. Use essas ideias para projetar o tapete dos seus sonhos.
















Veja também:
- Renove sua coleção com estas 23 bolsas de crochê lindíssimas
- Traga mais vida para sua casa com lindas flores de crochê
- Camas aconchegantes, leves e belas com estas ideias de peseiras de crochê artesanais