Flâmula em Crochê Templo Japonês Passo a Passo Ilustrado

A Flâmula em Crochê Templo Japonês cria ambientes de tranquilidade e contemplação.

Desde seu design inspirador até sua capacidade de adicionar tranquilidade e beleza aos ambientes, a Flâmula em Crochê Templo Japonês é uma obra de artesanato que combina a arte do crochê com a serenidade da cultura japonesa.

Essa peça emana uma atmosfera tranquila em qualquer espaço em que seja colocada. A presença sutil da Flâmula em Crochê Templo Japonês inspira momentos de paz e contemplação, tornando-a perfeita para meditação ou simplesmente para criar um ambiente calmo.

Como Fazer Flâmula em Crochê Templo Japonês

MATERIAIS

1 novelo de Apolo Eco 4/4 – cores: 20 (Natural), 7466 (Castanha), 7496 (Telha) e 7311 (Tabaco); Agulha para Crochê – 3,0 mm.

EXECUÇÃO

Tamanho: 45 x 43 cm (sem as franjas) 

Abreviações: P. (Ponto), pts. (pontos), trab. (trabalhe ou trabalhando), ag. (agulha), rep. (repetição ou repetições), rem. (rematar), acomp. (acompanhando), corr. (Correntinha), p.b.x. (Ponto Baixíssimo), carr. (Carreira), p.a. (Ponto Alto), p.b. (Ponto Baixo); m.p.a. (Meio Ponto Alto); laç. (Laçada) 

Pontos Utilizados: P.a. (Ponto Alto); corr. (Correntinha); p.b.x. (Ponto Baixíssimo); p.b. (Ponto Baixo); m.p.a. (Meio Ponto Alto).   

Execução: A Flâmula utiliza a técnica do fio conduzido, nessa técnica trab. com 2 fios ou mais na mesma carr., trocando de cor de acordo com o que o gráfico pede. Para a troca de cor, tira-se as últimas 3 laç. da ag. com a nova cor, e esconde-se o outro fio sobre a carr. anterior, entre os p. da nova cor. Cada quadradinho do gráfico representa 1 m.p.a. 

Gráfico 1 Com o Natural, inicie com 95 corr. + 2 corr. para virar o trab. 1ª carr.: volte trab. na 3ª corr. a contar da ag. com 95 m.p.a. 2ª e 3ª carr.: inicie com 2 corr. 95 m.p.a. 4ª carr.: emende o fio Castanha, entenda o fio sobre a carr. de base, com o fio Natural, inicie com 2 corr. 1 m.p.a. deixe as 3 últimas laç. na ag.; estenda o fio Natural sobre a carr. de base; tire as 3 laç. com o fio Castanha; trab. 12 m.p.a.; deixe as 3 últimas laç. na ag.; estenda o fio Castanha sobre a carr. de base; tire as 3 últimas laç. da ag. com o fio Natural; trab. 12 m.p.a.; troque para o fio Castanha, 22 m.p.a.; troque para o fio Natural, 6 m.p.a.; troque para o fio Castanha, 30 m.p.a.; troque para o fio Natural, 12 m.p.a. Continue acomp. o gráfico 1, realizando as devidas trocas de cores. Rem. os fios. 

Gráfico 2 – Acabamento Emende o fio Telha em um dos cantos. 1ª carr.: inicie com 1 corr. *no canto trab. 1 p.b. 2 corr. 1 p.b.; na lateral trab. com 1 p.b. para cada p. de base; * rep. de *a* mais (3x). Feche com p.b.x. Continue acomp. gráfico 2. Rem. o fio. 

Gráfico 3 Emende o fio Telha no canto, na parte de baixo da flâmula. 1ª e 2ª carr.: inicie com 1 corr. trab. com 1 p.b. para cada p. de base. Rem. o fio. Para a Franja, corte os fios com 30 cm, pegue 2 fios, dobre ao meio, e prenda 2 fios em cada p. de base. 

Gráfico 4 – Alças Emende o fio Telha em um dos cantos. 1ª a 16ª carr.: inicie com 1 corr. 7 p.b. Rem. o fio deixando um pedaço para a costura. Dobre a alça ao meio e faça uma costura a mão, unindo a 1ª e a última carr. Faça 4 alças, com espaço de 22 pts. entre uma e outra.  

Artesã: Ateliê Círculo

Dê uma olhada em nosso site para mais peças incríveis:

🔒 Crédito: Este artigo foi publicado originalmente por Kátia Ribeiro. Reprodução total ou parcial sem autorização é proibida por lei.